Meus Textos



Vida Escolar na Sala de Aula

É nos ensinamentos iniciais que os alunos aprendem a viver e conviver socialmente na comunidade, onde fazem novas descobertas, aprendam as diferenças, a relacionar umas com as outras, a compartilhar, a ser solidário, a tomar responsabilidades e descobrir o seu espaço no mundo.
 A sala de aula torna-se um palco para os principais atos da vida escolar, sejam eles vindos de alunos com personalidades e características bem diferentes carregando consigo um inigualável histórico familiar, como por exemplo, alguns alunos que são mais sociáveis e extrovertidos que outros, uns mais tímidos e mais agarrados a família. Ou seja, não importando raça e origem, os alunos marcarão suas atitudes e experiências da vida escolar em uma sala de aula.
Numa sala de aula existem diversidades culturais que interferem na relação social na sala como um todo, seja entre o professor e a turma e seja entre os grupos da turma, grupos que se formam por características individuais e gostos semelhantes entre outros motivos, e a partir dessa distinção grupal que cada aluno começa a ocupar seu lugar na sala de aula, a distinguir as diferenças e a se preocupar com quem mais se adapta ao seu jeito de ser formando assim seu ciclo social de amizade. Nesse ciclo são estabelecidos os valores como a liderança, a cooperação, o poder, a obediência e o respeito mútuo.
Os atos da vida escolar constituem-se atitudes estáveis que se estabelecem no subconsciente de cada individuo. Tais atitudes envolvem o saber ouvir, saber falar na hora certa, a respeitar a autoridade, a conhecer seus limites, regras e leis já estabelecidas ou que irão se estabelecer no decorrer do ano letivo, e a cumprir os direitos e deveres. Nessas atitudes são incorporados novos valores e crenças que trazem um novo modo de enxergar a realidade e a sociedade sob um novo ponto de vista.
Portanto, na sala de aula novas culturas são aprendidas, novas experiências são trocadas e interpretadas de forma a evoluir conceitos,valores, idéias e atitudes significativas do individuo, porém sabemos que nem sempre isso é possível, principalmente nas escolas de hoje em dia onde a violência ainda vigora nas atitudes do jovem, como por exemplo o bulling. Mas a escola existe para mudar essas atitudes que ainda permanecem nos atos da vida escolar. Lembraremos sempre que a intenção é mudar pra evoluir e não pra regredir.

 

Vida Escola: A qualidade de ensino

          É claro que a idéia de aumentar a qualidade de ensino provendo ferramentas didáticas e tecnológicas e professores qualificados é viável. 
          A abordagem de métodos criativos e relevantes em prol de um ensino qualificado substitui a sistematização dos ensinos tradicionais. A medida em que aconteceram várias revoluções na História e na Ciência, mudanças humanas, exatas e sociais interferiram no cotidiano do homem, que hoje vem cada vez mais antecipando nos jovens e nas crianças. Ou seja, com essa nova geração, direitos e deveres tornam-se mais exigentes. Por isso na qualidade de ensino também envolve-se alimentação nutritiva, espaço físico com boa ventilação e carteiras adequadas as idades das crianças, podendo ser repensado a colocação do projeto "Cor Viva" nas escolas para incentivar a alegria no ambiente escolar.
    Contudo, sabemos que são os alunos que fazem uma escola, mas professores qualificados ajudam na intersificação desses alunos por novos conhecimentos, estes que devem acompanhar a evolução da tecnologia no mundo e introduzindo-a dentro do Ensino Educacional.