Estágio em Educação Infantil


ESTÁGIO SUPERVISIONADO


ESCOLA ESTADUAL “SINHÁ ANDRADE”
Av. Dr. Renato Azeredo, 2433 – Chácara do Paiva Sete Lagoas
Tel.: (031) 3771-6711






Estagiária:    Seu nome completo

Endereço:     Endereço completo









“Faça do magistério um ato de amor e você descobrirá que não obstante as decepções sofridas e as dificuldades enfrentadas.
                                                                   VALE A PENA SER PROFESSOR”











ESTÁGIO SUPERVISIONADO






 



“Que Deus nos dê forças para mudar as coisas
Que podem ser mudadas, serenidade para aceitar
As coisas que não podem mudar e sabedoria
Para perceber a diferença.
            Mas Deus nos dê sobretudo, coragem para
Não desistir daquilo que pensamos estar certo.”



MENSAGEM
Não te ensinarei a nascer
Mas te ajudarei a conhecer a vida.
Não lhe traçarei linhas
Nem te mostrarei os erros
Mas buscaremos juntos acertar.
Não serei apenas professor
Mas seremos aprendizes da natureza.
Não te educarei,
Nem te ensinarei a arte da escola,
Mas procuraremos aprender através dela.
Não te imporei idéias
Nem te reservarei verdades,
Mas tentaremos juntos a arte de escolher.
Não te darei um mundo acabado,
Mas pesquisaremos juntos uma
Maneira de transformá-lo sempre.
Não te pedirei compreensão
Mas discutiremos a razão das coisas.
Nem seremos amigos se houver
Dúvidas entre nós.
Seremos cúmplices se puder.
Solidários à justiça, Contrários à guerra,
Amantes do belo,
Atentos à história...
Porque sempre haverá dentro de nós
Uma eterna insatisfação enquanto
Houver um só homem sem LIBERDADE...


Sucesso no estágio,
Carinhosamente






PROJETO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO


PARTICIPANTES: Alunos do 1°, 2° e 3° períodos
CARGA HORÁRIA: 1° Período – 250 horas
                                     2° Período – 250 horas
                                     3° Período – 300 horas
                                              Total – 800 horas
01 – JUSTIFICATIVA
                   Uma das questões relevantes de uma proposta pedagógica do Curso de Magistério é sem dúvida, o Estágio Supervisionado. Ele se justifica pela necessidade do profissional em formação, contextualizar teoria/prática, que lhe servirão de subsídios para futura atuação.
                   Considera-se que o estágio é o momento de inserção de alunos e professores n realidade educacional: realidade de sala de aula, espaço escolar mais amplo, das relações profissionais na escola, das atividades educativas etc.
                   Essas experiências de estágio só terão retorno se tornarem momento de reflexão teórica das disciplinas do Curso. Reflexão que se dará na psicologia, na sociologia, na história, na geografia, na língua portuguesa e outros.


02 – OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais

                   Oferecer ao aluno-mestre experiências profissionais, para que ele possa:
§  Participar da realidade educacional da escola de Educação Infantil para assumir com mais coerência o trabalho educativo.

§  Ter uma visão ampla e realista dos sucessos e dificuldades da profissão para contribuir na sua formação crítica.

§  Planejar e realizar atividades globalizadoras para possibilitar o aprimoramento de um processo de aprendizagem que leve o aluno a pensar e a criar.

§  Demonstrar atitude;
                 Interesse e entusiasmo pelo trabalho;
                 Cooperação e iniciativa na resolução de problemas;
                 Maturidade emocional na aceitação de críticas e sugestões.

§  Demonstrar habilidade no relacionamento humano.

2.2 Objetivos Específicos

§  Organizar e aplicar material didático adequado a cada situação;

§  Elaborar planos de suas atividades;

§  Ministrar aulas demonstrando domínio do conteúdo e aplicando os princípios aprendidos;

§  Observar, através das atividades, as instituições e serviços existentes na escola;

§  Auto avaliar-se para traçar metas visando seu aprimoramento pessoal e profissional;

§  Colaborar com o professor na correção de tarefas e preenchimento de fichas;
§  Participar do recreio dirigido, de excursões ou visitas, entrevistas, planejamento escolar, cursos de aperfeiçoamento, encontros, reuniões de pais e professores para possibilitar aos alunos uma ampla visão do magistério.

03 – CAMPO DE ESTÁGIO

                   O Estágio Curricular Supervisionado deve ser realizado em instituição onde haja um setor de atendimento de estágio organizado, para que o estagiário possa integrar-se à equipe. É necessário que seja indicado, oficialmente, um supervisor de estágio da escola, relacionado diretamente às atividades do estagiário.


ROTEIRO DE TRABALHO

ETAPA
ATIVIDADES
REGISTRO DE DESEMPENHO



Planejamento
Orientação sobre:
- Carga horária
- Distribuição dos estagiários
- Planejamento das atividades
- Preenchimento das fichas
- Elaboração de relatórios
- Elaboração de Planos
- Construção coletiva das regras de trabalho e de conveniência durante o estágio.


Observação
- Apresentação ao Diretor e Supervisor da Escola.
- Entrevista ao Supervisor e professor regente, observando os itens sugeridos no relatório.
- Observação da escola e do ambiente da classe.
- observação das atividades pedagógicas.
- Relatório das entrevistas e observação da Escola.

Relatório das atividades pedagógicas observadas.










Participação e Regência
- Acompanhamento das atividades recreativas, jogos, eventos culturais etc.
- Monitoria junto ao professor Regente:
1. Confeccionar ou selecionar material didático;
2. Apreciar atividades dos alunos, executando outras tarefas de acordo com as necessidades do professor regente de classe, atendendo aos diferentes conteúdos curriculares.
- Relatório das atividades realizadas;
- Fichas, relatórios, sugestões;
- Fichas de avaliação do professor regente;
- Plano de cada aula ministrada.


Avaliação
- Participação em debates, encontros, mesa redonda, painéis, júri simulado para avaliação do estágio.
- Apresentação do relatório conclusivo dos vários momentos do estágio: planejamento, execução e avaliação.

- Ficha de auto-avaliação.


ESCOLA ESTADUAL “SINHÁ ANDRADE”
Resolução C.E.E 440/2000
Av. Dr. Renato Azeredo, 2423
Chácara do Paiva CEP 35.700-312
Fone 3771-6711
Sete Lagoas – Minas Gerais

CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO HABILITAÇÃO EM INFANTIL

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Ilmo. (a) Sr. (a) Diretor (a)

Assunto: Encaminhamento para Estágio

Vimos solicitar a Vª. Sª. Autorização para que a aluna _____________________________, R.G______________________ regularmente matriculada no _______ semestre do Curso de Magistério, realize nessa instituição atividades de estágio supervisionado.
De acordo com as normas da DEMP/SEE – MG a prática dos alunos constam de atividades de observação, investigação, participação, iniciação profissional e intervenção no processo de aprendizagem com efetiva ação docente.
A atuação do estagiário será orientada por professor habilitado que buscará sustentar a intervenção de acordo com o planejamento curricular da escola onde será realizado o estágio.
A expectativa é que a aluna cumpra uma carga horária de 250 horas de estágio por semestre.
Agradecendo a acolhida, aproveitamos a oportunidade para apresentar nossos votos de consideração e apreço.

Atenciosamente,
Sete Lagoas, ________ de __________________ de __________.

_____________________________________
                                                                                 Teófila Marques dos Santos e Oliveira
___________________________________________________ está autorizada a realizar ______ horas de estágio na _____________________________________________________.
                                                                                        (Nome da escola)                                  _________________________, _________/________/________
                   (Local)

Carimbo e assinatura da Secretaria Municipal - se estágio for feito em escola pública.
Carimbo e assinatura da Escola e Diretora  com o n° de inscrição - MASP- se estágio for feito em escola particular.
LAMPEJOS

§  O ensino deve começar pelo desequilíbrio – conflito.
§  Tudo que se ensina à criança impede que ela progrida e invente! Piaget.
§  Substitua a passividade por situações desafiadoras.
§  A vida em grupo é a base da cooperação e respeito mútuo.
§  Criar em aula situações que desenvolvam a autonomia – caminho para a liberdade.
§  Valorize todas as iniciativas que revelam curiosidade intelectual, criatividade, originalidade, crítica.
§  Considere o “erro” positivamente como estágios da construção do conhecimento.
§  Valorize todas as manifestações do aluno na busca do conhecimento: o afetivo e o cognitivo inseparáveis.
§  A existência de um meio estimulante é fundamental para o desenvolvimento da inteligência.
§  Leve o aluno a comprovar as soluções encontradas.
§  Desafie o aluno para que ele tente todas as possibilidades.
§  Trabalhe atentamente ao lado dos alunos sem assumir a direção da atividade.
§  Estimule as pesquisas e busque soluções de problemas em grupo.




ESCOLA ESTADUAL “SINHÁ ANDRADE”
CURSO TÉCNICO DE MAGISTÉRIO HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

Professora:

Estagiário:

Telefone:

Nome da Escola:

Endereço:

Telefone:

Data
Carga Horária
Atividades
Funcionário de Apoio
Ex 11 de julho de 2012
7h
às
11h

Rotina (rodinha, oração, musica)
Contação de história, brinquedoteca, massinha, linha em movimento etc,

Assinatura da Professora regente.



Obs.: a aluna estagiária tem que fazer 300 horas de estágio dentro de sala e escolher apenas um dia para atuar como docente.


















Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora.
 

Este documento pede-se apenas um plano de aula.

Plano de Aula

Tema: Trabalhando o próprio nome.
Eixos: Linguagem oral, leitura e escrita.
Conteúdo: Movimento.
Objetivos:
Promover momentos de vivência lúdica e socialização.
 Favorecer o aprendizado de regras.
Trabalhar o movimento e a expressão corporal.

Procedimentos Metodológicos
Entrada: Receber os alunos
Na rodinha: Oração Espontânea
Músicas:
“Bom dia coleguinha, como vai?
A nossa amizade sempre vai!
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia coleguinha como vai?”

“Era uma casa bem fechada (bis)
Abra a janelinha e deixa o sol entrar (bis)
Perto da casa tem uma árvore (bis)
E os passarinhos pousam nela assim (bis)
Perto da árvore tem uma ponte (bis)
E debaixo dela corre o rio assim (bis)
Perto da ponte está trovejando (bis)
Fecha a janelinha que já vai chover (bis)Xiii”

“Cabeça, ombro, joelho e pé (2X)
Olhos, ouvidos, boca, nariz
 Cabeça, ombro, joelho e pé (2X)”

Conversa Informal: Falar do dia de hoje e ontem, perguntar o que eles fizeram, falar do tempo, revisar os combinados e preencher o calendário.

Contação de história:                                Chapeuzinho Vermelho
Chapeuzinho era uma linda menina que adorava passear no bosque. Ela ia sempre à casa de sua vovozinha para levar doces. Um dia, chapeuzinho, a caminho da casa de sua vovozinha, encontrou um lobo muito malvado que queria comer seus docinhos. Chapeuzinho se recusou a dar os docinhos e fugiu. O lobo, muito malvado, foi até a casa da vovozinha, se disfarçou e ficou à espera de chapeuzinho... Chapeuzinho é salva por um valente caçador que salva também sua vovozinha, que fora engolida pelo lobo malvado!
Diálogo: Solicitar as crianças que recontem a história.
Recreio: Fazer a fila em ordem crescente e em forma de trenzinho cantando:
“Eu já sei, eu já sei fazer a fila, eu já sei, eu já sei, o meu lugar
Fico atrás, fico atrás do coleguinha, esperando, esperando a fila andar.”

Momento calmaria: todos sentados e debruçados nas mesas ouvindo a musica:
“Se esta rua, se esta rua fosse minha,
Eu mandava eu mandava ladrilhas, com pedrinhas e pedrinhas de brilhantes, só pro meu, só pro meu amor passar.”
Atividade: Fazer a brincadeira do Labirinto: levar as crianças para o pátio da escola, desenhar com giz o labirinto no chão. As crianças tiram na sorte quem será o pegador, que começa o jogo no centro do círculo. Os demais participantes escolhem posições em outros lugares do circuito. Só é permitido andar e correr sobre as linhas. Ao encontrar um amigo, é preciso dar a volta e escolher outro caminho. Quem for capturado também passa a seguir os amigos. Vence o último a ser pego.
Linha em movimento
Saída/despedida.
Recursos: pátio, giz e pedrinhas.
Avaliação: Observar se as crianças praticam os movimentos exigidos com mais qualidade, incluem novas expressões corporais em seu repertório, aproveitam as oportunidades de socialização para avançar em questões como colaboração e competição, e conseguem seguir regras.

Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora. E assinatura da Professora. 

Obs.: Atividades extra classe: tem que ser no total de 600 horas realizadas fora de sala.
ESCOLA ESTADUAL “SINHÁ ANDRADE”
CURSO TÉCNICO DE MAGISTÉRIO HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
ESCOLA ESTADUAL “SINHÁ ANDRADE”
CURSO TÉCNICO DE MAGISTÉRIO HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
Professora:
Estagiário:
Telefone:
Nome da Escola:
Endereço:
Telefone:

Data
Carga Horária
Atividades
Funcionário de Apoio


Preencher com todas as atividades realizadas fora da sala de aula.


09 de julho de 2012

13h. às
15h.

Carta de Apresentação

Assinatura da Diretora.

10 de julho de 2012

7h. às
11h.

Observação e Apresentação da Escola

Assinatura da Pedagoga ou diretora.

12 de julho de 2012

7h. às
11h.

Observação e Análise do PPP – Projeto Político Pedagógico.

Assinatura da Pedagoga ou diretora.

14 de julho de 2012

2h. às
18h.

Projeto Festa Junina

Assinatura da Pedagoga ou diretora.

Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora.


 


PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO
Estagiária:
Curso:                                                        Turno:                       Ano/Semestre:

ATIVIDADES DE QUE PARTICIPARÁ:
Ex.:Projetos pedagógicos, eventos, festas, visitas, observação em sala de aula, reuniões
pedagógicas, reuniões de pais, participação em módulo de professores etc



CRONOGRAMA:
Ex.: Início do estágio 09/07/2012 e término do estágio 12/12/2012


EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES:
Ex.: Aplicar todo o conhecimento teórico na prática cotidiana da Escola Infantil
adquirindo experiências e aumentar o currículo.


LOCAL DAS ATIVIDADES:
Ex.: Sala de aula, pátio, brinquedoteca, videoteca, parquinho, sala dos professores etc.



PROFISSÃO E CARGO DE PROFISSIONAIS COM QUEM ESTAGIARÁ:
Ex.: Professora, Pedagoga, Vice-diretora e Diretora.



 
           _____________________, ________ de ________________ de ______.
               Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora.

       
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL
Estagiária:
Endereço da Instituição:
Telefone:                                                     email:
Duração da Atividade:                                  Início:                      Término:

  1. Caracterização da Instituição:
§  Localização, ambiente (estrutura física)
§  Cultura (prática cotidiana)
  1. Filosofia de Trabalho:
§  Reflexão sobre os determinantes sócio-públicos de sua prática
  1. Objetivos da Instituição
  1. Estrutura Organizacional
§  Organograma
  1. Disponibilidade de Recursos Humanos
§  Formação, quantitativo
  1. Disponibilidade de Recursos Materiais
§  Tipos, tecnologia
  1. Processos de Comunicação
 

Ex. de Roteiro: Precisa ser individual e não cópia do PPP
 
RELATÓRIO INDIVIDUAL
ESCOLA MUNICIPAL “PROFESSOR TEIXEIRA DA COSTA”

A Escola Municipal “Teixeira da Costa” situada na rua A, s/n, bairro Tamanduá em Sete Lagoas – Minas Gerais presta uma homenagem no renomado literato, professor Teixeira da Costa, que faleceu em 29 de novembro de 1952. A Escola foi criada em 1971, pelo Prefeito Municipal Sérgio Emílio Brant de Vasconcelos Costa. Conforme dispõe a portaria n°39 de 29/06/1974, o Departamento de Programas Culturais e Especiais do Estado de Educação, fica autorizado o funcionamento da Educação Infantil. Em 1980 fica autorizado o funcionamento do Ensino Fundamental e Médio.                                                                        
Até dezembro de 2011, a missão da Escola era que “seus alunos sejam capazes de construir sua própria identidade contando com a participação e envolvimento de todos do âmbito escolar, além de despertar e enfatizar as potencialidades de seus educandos em todos os aspectos, favorecendo sua formação como sujeito fazedor de sua cultura e de sua história para atender, transformar e atuar no mundo globalizado”. Tudo isso com base no lema de Paulo Freire: “Uma relação pedagógica, fundamentada na esperança, na fé, na humildade, no amor, na confiança e na criticidade”. Porém havia o funcionamento apenas do Ensino Infantil – 1° e 2° Períodos – e Ensino Fundamental – 1° ao 5° Anos. Assim, a Escola contava com sete salas de aula, sendo três pequenas e quatro grandes. Atendia uma turma de 1° período (cerca de 21 alunos), uma turma multiseriado (1° e 2° Períodos no total de 20 alunos), uma turma de 2° Período (21 alunos), duas turmas de 1° Ano (A18 e B23 alunos), duas turmas de 2° Ano(A18 e B16 alunos), duas turmas de 3° Ano (A20, B16 e C22 alunos), duas turmas de 4° Ano (A21 alunos e B23 alunos) e duas turmas de 5° Ano (A 33 e B39 alunos), perfazendo um total de 62 alunos do Ensino Infantil e 249 alunos do Ensino Fundamental.
O quadro de profissionais era constituído de:
Matrícula
Nome do Funcionário
Ensino Infantil
Cargo

Magistério

21.284
Adriana Lucia Medeiros
Diretora I
22.996
Adriana Lucia Medeiros
Diretora I
20.250
Atiene Celes Ribeiro Ramos
Vice-Diretora (Manhã)
6.312
Maria Natalina de Oliveira Santos
Vice-Diretora (Tarde)
22.680
Emília Tinoco Bitencourt
Pedagoga (Tarde)
59.123
Maria das Graças Damasceno
Pedagoga (Manhã)
22.996
Adriana Ferreira da Silva
Professora
20.761
Adriana Moura Costa
Professora
51.966
Ana Maria de Oliveira
Professora
24.427
Andrea Luiza Ramos da Costa
Professora
54.065
Claudia Aparecida Barbosa Ramos
Professora
59.199
Fabiana Maria Ferreira
Professora Ed. Fisica
52.766
Flávia Cassimiro Guedes Moreira
Professora
24.898
Gloria Maria Saturnino Chaves
Professora
58.126
Graziele Salgado Peixoto
Professora
20.873
Ibene Maria de Souza Castanheiros
Professora
4.261
Ivone Beatriz Barbosa
Professora
52.020
Izabel Cristina Pedro Silva
Professora
21.351
Jane Mary Saturnino Rocha
Professora
58.454
Janete Marques
Professora
57.426
Lourdes Andrea Brito Ribeiro
Professora
58.790
Lucimara Aparecida Linhares
Professora
58.814
Priscila de Oliveira Paula
Professora
24.814
Wilsilane de Cassia Faria Silva
Professora


Administrativo

23.738
Alessandra de Fatima dos Reis
Assistente de Biblioteca
23.301
Helena do Rosário R Ribeiro Lessa
Assistente de Biblioteca
59.120
Symone Julieta Silva de Oliveira
Assistente de Biblioteca
23.604
Ana Maria Oliveira Corrêa Rocha
Auxiliar de Secretaria
23.445
Elza Cristina Soares Rodrigues
Auxiliar de Secretaria
22.859
Eugênia Abreu Machado
Auxiliar de Secretaria
59.435
Juliana Martins Fonseca
Auxiliar de Secretaria
21.235
Arnaldo Silvio Duarte
Assistente de Turno
20.570
Jane Ribeiro de Carvalho Alves
PI
59.464
Angela Maria Coelho de Lima
Servente
4.127
Elide Martins Fonseca
Servente
53.317
Joana DArc Alves de Deus
Servente
20.828
Maria Auxiliadora da Silva
Servente
20.700
Maria Helena de Almeida Pontelo
Servente
58.916
Maria José Batista
Servente

Maria Odete Oliveira Dornelas
Servente
23.635
Maria Raimunda Lourenço Fonseca
Servente
23.290
Olvina da Conceição Moura
Servente
24.329
Solange de Oliveira Souza
Servente
53.686
Sonia Geralda do Prado
Servente
58.871
Antonio Celso de Oliveira
Vigia Noturno
57.408
Edemir Francisco Ferreira
Vigia Diurno
22.453
Israel Fernandes da Silva
Vigia Noturno
22.399
Wanderley Barreto de Oliveira
Vigia Noturno
59.198
Soraya Pereira dos Santos teixeira
Aux. De Serviços Gerais

As salas eram muito pequenas para suportar tantos alunos, faltavam-se mesas e cadeiras, sendo que muitas dessas eram inadequadas para os alunos do Ensino Infantil. Não tem rampa para adequar a pessoas cadeirantes. Não havia como fazer rodinhas em sala de aula por causa da lotação de alunos. A sala de multiseriado era dividida com a biblioteca. Havia muitas goteiras nas salas, assim em épocas de chuva os alunos do Ensino Infantil assistiam às aulas na varanda da Escola, sob condições de muito vento e frio. Não existia o minhocão, o parquinho, a bolinha de piscina, a Linha de Movimento, a brinquedoteca e nem a videoteca. Havia poucos brinquedos pedagógicos para as crianças. No recreio, contava apenas com duas monitoras, pois as professoras não participavam e as crianças apenas corriam para todos os lados sem estarem às suas disposições brinquedos, como cordas para pularem ou até mesmo um desenho no chão como, por exemplo, uma simples “Amarelinha”. Em dias de filme, tinha que carregar a televisão, enorme e pesada, para a sala de aula.
Em 2012, com o início das reformas nas Escolas Infantis, o cenário da Escola Municipal “Teixeira da Costa” está sofrendo uma transformação muito grande e consequentemente para melhor, pois o perfil da clientela é outro já que a Escola apenas atua como Educação Infantil.
A Escola Municipal “Teixeira da Costa” atende, no matutino, duas turmas de 1° Período e três turmas de 2° Período. No vespertino, atende quatro turmas de Maternal III.
A Escola conta com 5 salas de aula, sendo 2 pequenas (cerca de 20 alunos) e 3 grandes (cerca de 25 alunos). Uma sala para guardar carteiras e cadeiras, que são em números suficientes para os alunos, porém na troca dos turnos (matutino e vespertino) são também trocadas as carteiras e cadeiras para atender as necessidades de uso das crianças do Maternal III. Uma sala para a Diretora, vice-diretora e pedagoga. Ainda não tem a sala dos professores. Uma secretaria com um sanitário para todos os funcionários. Dois banheiros (M/F) com dois sanitários e duas pias (cada) para os alunos. Uma cozinha com refeitório. Uma brinquedoteca grande, porém parte desse espaço é usado para a videoteca e biblioteca. Possui também um pátio pequeno sem área verde com um pequeno parquinho para as crianças onde possui um escorregador e dois balanços. A brinquedoteca e o pátio são programados durante a semana para que todas as turmas possam usar organizadamente. Na Diretoria são realizados os Xerox e mimeógrafos que, inclusive, são restritos aos professores, pois o xerox é cobrado a R$0,07 e a matriz e as folhas são por responsabilidade dos mesmos.
Atualmente, o organograma da escola é constituído de:
Matrícula
Nome do Funcionário
Ensino Infantil
Cargo

Magistério

21.284
Adriana Lucia Medeiros
Diretora I
22.996
Adriana Lucia Medeiros
Diretora I
20.250
Atiene Celes Ribeiro Ramos
Vice-Diretora (Manhã)
6.312
Maria Natalina de Oliveira Santos
Vice-Diretora (Tarde)
59.123
Maria das Graças Damasceno
Pedagoga (Manhã)
52.766
Eva Clarice Mendes da Silva Araújo
Pedagoga (Tarde)
22.996
Adriana Ferreira da Silva
Professora
51.966
Ana Maria de Oliveira
Professora
24.427
Andrea Luiza Ramos da Costa
Professora
54.065
Claudia Aparecida Barbosa Ramos
Professora
52.766
Flávia Cassimiro Guedes Moreira
Professora
58.126
Graziele Salgado Peixoto
Professora
4.261
Ivone Beatriz Barbosa
Professor (desvio de função)
52.020
Izabel Cristina Pedro Silva
Professora
58.454
Janete Marques
Professora
57.426
Lourdes Andrea Brito Ribeiro
Professora
58.790
Lucimara Aparecida Linhares
Professora


Administrativo

23.604
Ana Maria Oliveira Corrêa Rocha
Auxiliar de Secretaria
22.859
Eugênia Abreu Machado
Auxiliar de Secretaria
21.235
Arnaldo Silvio Duarte
Assistente de Turno
20.570
Jane Ribeiro de Carvalho Alves
PI
59.464
Angela Maria Coelho de Lima
Servente
4.127
Elide Martins Fonseca
Servente
53.317
Joana DArc Alves de Deus
Servente
20.828
Maria Auxiliadora da Silva
Servente
20.700
Maria Helena de Almeida Pontelo
Servente
58.916
Maria José Batista
Servente

Maria Odete Oliveira Dornelas
Servente
23.635
Maria Raimunda Lourenço Fonseca
Servente
23.290
Olvina da Conceição Moura
Servente
24.329
Solange de Oliveira Souza
Servente
58.871
Antonio Celso de Oliveira
Vigia Noturno
57.408
Edemir Francisco Ferreira
Vigia Noturno
22.453
Israel Fernandes da Silva
Vigia Noturno
22.399
Wanderley Barreto de Oliveira
Vigia Noturno

O perfil cultural acompanha o sócio-econômico, sendo os familiares profissionais dos alunos de diversos setores do mercado de trabalho: siderúrgicas, indústrias, comércio, casas de famílias, oficinas, mercenárias, prefeitura municipal, autônomos entre outros. Fica-se o lazer mais voltado para brincadeiras de rua, programas de televisão, visitam a parentes, pequenas viagens para pescaria ou outros eventos. A Escola tenta atender o aspecto cultural com filmes, teatros, palestras, passeios pedagógicos etc.
Pretende-se para a Escola instalações mais amplas e funcionais para atender as expectativas da comunidade com a clientela atual: construções de espaços específicos para funcionamento da Secretaria e sala de professores, duchas e azulejos, colchonetes para o Maternal II, aparelho de DVD, brinquedos de encaixe, montagem de uma pequena área verde e de uma piscina para recreação da Educação Infantil.
A Escola procura trilhar seu caminho com as dificuldades existentes em relação ao espaço físico. Todos se esforçam para trabalhar de melhor maneira possível e grande parte dos funcionários buscam aperfeiçoamento em cursos com habilitação superior, e inclusive, pós-graduação, assinaturas de revistas, cursos extracurriculares etc.
As turmas são heterogêneas. Cada professor faz o seu planejamento diário e/ou semanal, tentando colocar idéias e discussões elaboradas no planejamento mensal feito juntamente com as pedagogas, aproveitando esse momento também para tirar dúvidas sobre como trabalhar determinados assuntos ou métodos na Educação Infantil. Procura-se trabalhar as mesmas atividades de uma turma para outra do mesmo período, assim, por exemplo, se um pai consultar ou comparar o caderno de seu filho da turma da tia Izabel do 1° Período com outro aluno da turma da Tia Flávia, também de 1° Período, verá os mesmos procedimentos.
Existe uma dificuldade quanto ao cumprimento das normas de horários dos alunos, principalmente na entrada. Esta dificuldade é ocasionada pelas vias de difícil acesso, principalmente nos períodos chuvosos. È observado também um número muito grande de alunos faltosos e que vem de ônibus. Se o ônibus não “passar”, poucos alunos ficam presentes em sala de aula.
São utilizados vários materiais para realizar as tarefas e atividades cotidianas para melhor aproveitamento dos conteúdos programáticos, tais como: TV, DVD, jogos pedagógicos, som, linha de movimento, brinquedos, minhocão, piscina de bolinha, livros, jornais e revistas. Há um cronograma que auxilia no desempenho das atividades para melhor organização das turmas.
Os alunos são conduzidos em filas e possuem ajuda permanente do corpo administrativo nas dependências da Escola durante o horário de aula e banheiro.
Sempre que possível as pedagogas trazem parceiros para promoção de cursos pedagógicos, palestras, contação de histórias, teatros e outros.
A equipe pedagógica se reúne uma vez por mês sob a orientação do pedagogo, seguindo o cronograma dos tempos pedagógicos. O trabalho de grupo é feito com respeito mútuo, flexibilidade e aceitação de idéias por parte de toda a equipe.
A verba recebida para a Caixa Escolar “Professor Teixeira da Costa” é proveniente do Governo Federal, de realizações de eventos para arrecadações, de doações de algumas empresas privadas e alguns políticos e utilizada após aprovação do Colegiado. A Escola adquire ainda recursos através de promoções e contribuições espontâneas dos alunos. O controle do patrimônio da Escola é feito anualmente conforme solicitação da Secretaria Municipal de educação. O giro de dinheiro na Escola acontece com pequenos valores e presta-se conta da entrada e saída do mesmo, através de notas fiscais e/ou recibos. A Escola só tem avaliação interna e há participação de todos os funcionários opinando sobre o que deu certo e o que não deu certo no seu funcionamento.
O material e equipamentos didáticos encontram-se em bom estado de conservação e atualizados. Atualmente precisam-se de outros jogos pedagógicos, principalmente blocos lógicos, uma piscina de bolinha nova e mais brinquedos diversificados para o “parquinho”.
O cardápio é elaborado pelas cantineiras e passa pela aprovação da direção, observando-se os ingredientes que se encontram disponíveis na dispensa. A manipulação de alimentos, higiene e cuidado na confecção da merenda são feitos com muito critério.
A Escola conta com profissionais sendo: uma diretora, uma vice-diretora, duas pedagogas, nove professoras atuantes, quatro monitoras, uma auxiliar de secretaria, quatro assistentes de turno e seis auxiliares de serviços gerais. A equipe deste ano está mais unida e com força de vontade para aprender, crescer e melhorar cada vez mais.
Todos os professores seguem como norte, a Matriz Curricular de educação Infantil para desenvolver seus trabalhos com as crianças. Para incentivar a criança a disciplina e respeito dentro da sala de aula, usam como castigo, dinâmicas e incentivos, como por exemplo, para os alunos do 2° Período são utilizadas estrelas vermelhas para alunos que não comportaram bem e estrelas douradas para aqueles que tiveram um bom comportamento, assim quem possuir todas as estrelas douradas de todas as sextas-feiras do mês, será premiado com objetos concretos e não comestíveis. Para os alunos do 1° Período e Maternal III são utilizados cartazes figurativos de Pode e Não Pode fazer na escola e em casa, eliminando assim a “Cadeirinha do Pensamento”.
Contudo, mesmo faltando muita coisa a ser realizada, houve uma mudança muito grande de 2011 para 2012 na Escola Municipal “Teixeira da Costa” que atende apenas o Ensino Infantil. Pelo que percebi, o empenho de todos os funcionários e principalmente da Diretora em querer melhorar, crescer e aprender dentro desse novo contexto, que é o mundo excepcionalmente evolutivo da criança de 03 a 05 e/ou 06 anos de idade, buscam a importância de trabalhar, de conhecer, de atuar e amar essa nova realidade da Escola.
No dia 23 de março de 2012 foi realizada uma reunião com todos os funcionários solicitando-lhes a opinião para a construção da Visão e Missão da Escola, sugerindo que escrevessem com o coração sobre o que eles e a Escola esperam alcançar nos alunos do Bairro Tamanduá e o que o Tamanduá esperaria da Escola. Inclusive, eu participei desse momento tão importante e pude sugerir idéias. O que percebi naquele momento foi a simplicidade e clareza nos documentos da Escola ao qual estará aberto à comunidade, na expectativa e motivação de melhora exposto aos pais, na capacidade de aprender e viver sob muito amor e incentivo exposto aos alunos e num ambiente acolhedor e agradável expostos aos colegas de trabalho. Vale ressaltar que fui muito bem recebida na Escola Municipal “Teixeira da Costa” constantemente recebo elogios, sugestões e cada vez aprendo mais com as professoras e as pedagogas.
Portanto, realizar o estágio supervisionado foi de extrema importância por nos dar a oportunidade de estar, efetivamente, frente à sala de aula. O estágio nos dá a oportunidade de testar na prática, o aprendizado teórico que tivemos ao longo do curso. É hora de por em teste os conhecimentos adquiridos e refletir sobre o quê e como devemos melhorar. Assim, nosso objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento.
Pensando criticamente, este estágio supervisionado tem uma carga horária desnecessariamente alta e obrigatória, já que o curso oferece somente habilitação técnica e não superior o que torna o estágio longo, cansativo e na maioria das vezes não remunerado. Mas por todo esse transtorno e trabalho pude perceber que a arte de educar certamente é a mais nobre de todas, e é necessário ter o dom, o amor pela profissão acima de qualquer gratificação, de qualquer salário, é necessário ter uma visão holística, atenuada e criativa. E é assim que educamos: com amor, ternura, paciência, carisma, e principalmente com o apoio da escola, dos pais e da comunidade.

A professora que responde:
 
ENTREVISTA COM O DOCENTE DA INSTITUIÇÃO
Professor entrevistado:
Tempo que exerce o Magistério:
Dados sobre sua formação:                             
                       
Data:

1.      Qual a importância do planejamento para o desenvolvimento das atividades docentes?
2.      Como é elaborado o Plano de Aula? Quais as etapas e os aspectos considerados?
3.      Qual a importância da metodologia para o desenvolvimento das atividades?
4.      Quais os aspectos considerados no processo avaliativo de trabalho desenvolvido?
5.      Quais as estratégias usadas junto aos alunos que apresentam dificuldades de adaptação?
6.      Quais os maiores desafios e/ou dificuldades na realização do seu trabalho?
7.      Como você se atualiza para o exercício do magistério?
8.      Faça uma avaliação do seu trabalho como professor.
 
Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora. E assinatura da Professora.

FICHA DE OBSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO DE AULA
Escola:
Estagiária:
Professor avaliador:

ASPECTOS A CONSIDERAR
SIM
NÃO
§  Demonstra domínio do assunto da aula?


§  Seleciona técnicas de acordo com os objetivos e o conteúdo do programa?


§  Maneja com habilidade as técnicas de ensino?


§  Proporciona a participação ativa dos alunos, estimulando o desenvolvimento do pensamento e atitudes?


§  Comunica-se com precisão e clareza?


§  Demonstra naturalidade e confiança?


§  Esclarece o aluno no momento em que ele apresenta dúvida?


§  Utiliza recursos didáticos adequadamente?



 
_____Assinatura da Professora ___                                       __Assinatura da Pedagoga_________
          (Professor Avaliador)                                                           (Professor Orientador)


Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora.