ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
ESCOLA
ESTADUAL “SINHÁ ANDRADE”
Av.
Dr. Renato Azeredo, 2433 – Chácara do Paiva Sete Lagoas
Tel.:
(031) 3771-6711
Estagiária:
Seu nome completo
Endereço:
Endereço completo
“Faça
do magistério um ato de amor e você descobrirá que não obstante as decepções
sofridas e as dificuldades enfrentadas.
VALE A PENA SER PROFESSOR”
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
“Que
Deus nos dê forças para mudar as coisas
Que
podem ser mudadas, serenidade para aceitar
As
coisas que não podem mudar e sabedoria
Para
perceber a diferença.
Mas Deus nos dê sobretudo, coragem
para
Não
desistir daquilo que pensamos estar certo.”
MENSAGEM
Não
te ensinarei a nascer
Mas
te ajudarei a conhecer a vida.
Não
lhe traçarei linhas
Nem
te mostrarei os erros
Mas
buscaremos juntos acertar.
Não
serei apenas professor
Mas
seremos aprendizes da natureza.
Não
te educarei,
Nem
te ensinarei a arte da escola,
Mas
procuraremos aprender através dela.
Não
te imporei idéias
Nem
te reservarei verdades,
Mas
tentaremos juntos a arte de escolher.
Não
te darei um mundo acabado,
Mas
pesquisaremos juntos uma
Maneira
de transformá-lo sempre.
Não
te pedirei compreensão
Mas
discutiremos a razão das coisas.
Nem
seremos amigos se houver
Dúvidas
entre nós.
Seremos
cúmplices se puder.
Solidários
à justiça, Contrários à guerra,
Amantes
do belo,
Atentos
à história...
Porque
sempre haverá dentro de nós
Uma
eterna insatisfação enquanto
Houver
um só homem sem LIBERDADE...
Sucesso no estágio,
Carinhosamente
PROJETO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PARTICIPANTES:
Alunos do 1°, 2° e 3° períodos
CARGA HORÁRIA:
1° Período – 250 horas
2°
Período – 250 horas
3° Período – 300 horas
Total
– 800 horas
01
– JUSTIFICATIVA
Uma das questões relevantes de uma proposta
pedagógica do Curso de Magistério é sem dúvida, o Estágio Supervisionado. Ele
se justifica pela necessidade do profissional em formação, contextualizar
teoria/prática, que lhe servirão de subsídios para futura atuação.
Considera-se que o estágio é o momento de inserção
de alunos e professores n realidade educacional: realidade de sala de aula, espaço
escolar mais amplo, das relações profissionais na escola, das atividades
educativas etc.
Essas experiências de estágio só terão retorno se
tornarem momento de reflexão teórica das disciplinas do Curso. Reflexão que se
dará na psicologia, na sociologia, na história, na geografia, na língua
portuguesa e outros.
02
– OBJETIVOS
2.1
Objetivos Gerais
Oferecer ao aluno-mestre experiências
profissionais, para que ele possa:
§ Participar
da realidade educacional da escola de Educação Infantil para assumir com mais
coerência o trabalho educativo.
§ Ter
uma visão ampla e realista dos sucessos e dificuldades da profissão para
contribuir na sua formação crítica.
§ Planejar
e realizar atividades globalizadoras para possibilitar o aprimoramento de um
processo de aprendizagem que leve o aluno a pensar e a criar.
§ Demonstrar
atitude;
Interesse e entusiasmo pelo
trabalho;
Cooperação e iniciativa na
resolução de problemas;
Maturidade emocional na
aceitação de críticas e sugestões.
§ Demonstrar
habilidade no relacionamento humano.
2.2
Objetivos Específicos
§ Organizar
e aplicar material didático adequado a cada situação;
§ Elaborar
planos de suas atividades;
§ Ministrar
aulas demonstrando domínio do conteúdo e aplicando os princípios aprendidos;
§ Observar,
através das atividades, as instituições e serviços existentes na escola;
§ Auto
avaliar-se para traçar metas visando seu aprimoramento pessoal e profissional;
§ Colaborar
com o professor na correção de tarefas e preenchimento de fichas;
§ Participar
do recreio dirigido, de excursões ou visitas, entrevistas, planejamento
escolar, cursos de aperfeiçoamento, encontros, reuniões de pais e professores
para possibilitar aos alunos uma ampla visão do magistério.
03
– CAMPO DE ESTÁGIO
O Estágio Curricular Supervisionado deve ser
realizado em instituição onde haja um setor de atendimento de estágio
organizado, para que o estagiário possa integrar-se à equipe. É necessário que
seja indicado, oficialmente, um supervisor de estágio da escola, relacionado
diretamente às atividades do estagiário.
ROTEIRO
DE TRABALHO
|
||||
ETAPA
|
ATIVIDADES
|
REGISTRO DE
DESEMPENHO
|
||
Planejamento
|
Orientação
sobre:
- Carga
horária
- Distribuição
dos estagiários
- Planejamento
das atividades
-
Preenchimento das fichas
- Elaboração
de relatórios
- Elaboração
de Planos
|
- Construção
coletiva das regras de trabalho e de conveniência durante o estágio.
|
||
Observação
|
- Apresentação
ao Diretor e Supervisor da Escola.
- Entrevista
ao Supervisor e professor regente, observando os itens sugeridos no
relatório.
- Observação
da escola e do ambiente da classe.
- observação
das atividades pedagógicas.
|
- Relatório
das entrevistas e observação da Escola.
Relatório das
atividades pedagógicas observadas.
|
||
Participação
e Regência
|
-
Acompanhamento das atividades recreativas, jogos, eventos culturais etc.
- Monitoria
junto ao professor Regente:
1.
Confeccionar ou selecionar material didático;
2. Apreciar
atividades dos alunos, executando outras tarefas de acordo com as
necessidades do professor regente de classe, atendendo aos diferentes
conteúdos curriculares.
|
- Relatório
das atividades realizadas;
- Fichas,
relatórios, sugestões;
- Fichas de
avaliação do professor regente;
- Plano de
cada aula ministrada.
|
Avaliação
|
- Participação
em debates, encontros, mesa redonda, painéis, júri simulado para avaliação do
estágio.
|
- Apresentação
do relatório conclusivo dos vários momentos do estágio: planejamento,
execução e avaliação.
- Ficha de
auto-avaliação.
|
ESCOLA
ESTADUAL “SINHÁ ANDRADE”
Resolução
C.E.E 440/2000
Av.
Dr. Renato Azeredo, 2423
Chácara
do Paiva CEP 35.700-312
Fone
3771-6711
Sete
Lagoas – Minas Gerais
CURSO
NORMAL EM NÍVEL MÉDIO HABILITAÇÃO EM INFANTIL
CARTA
DE APRESENTAÇÃO
Ilmo. (a) Sr. (a) Diretor (a)
Assunto: Encaminhamento
para Estágio
Vimos solicitar a Vª. Sª. Autorização
para que a aluna _____________________________, R.G______________________
regularmente matriculada no _______ semestre do Curso de Magistério, realize
nessa instituição atividades de estágio supervisionado.
De acordo com as normas da DEMP/SEE – MG
a prática dos alunos constam de atividades de observação, investigação,
participação, iniciação profissional e intervenção no processo de aprendizagem
com efetiva ação docente.
A atuação do estagiário será orientada
por professor habilitado que buscará sustentar a intervenção de acordo com o
planejamento curricular da escola onde será realizado o estágio.
A expectativa é que a aluna cumpra uma
carga horária de 250 horas de estágio por semestre.
Agradecendo a acolhida, aproveitamos a
oportunidade para apresentar nossos votos de consideração e apreço.
Atenciosamente,
Sete Lagoas,
________ de __________________ de __________.
_____________________________________
Teófila Marques dos Santos
e Oliveira
___________________________________________________
está autorizada a realizar ______ horas de estágio na _____________________________________________________.
(Nome da escola) _________________________,
_________/________/________
(Local)
(Local)
Carimbo e assinatura da Secretaria Municipal - se estágio
for feito em escola pública.
Carimbo e assinatura da Escola e Diretora com o n° de inscrição - MASP- se estágio
for feito em escola particular.
LAMPEJOS
§ O
ensino deve começar pelo desequilíbrio – conflito.
§ Tudo
que se ensina à criança impede que ela progrida e invente! Piaget.
§ Substitua
a passividade por situações desafiadoras.
§ A
vida em grupo é a base da cooperação e respeito mútuo.
§ Criar
em aula situações que desenvolvam a autonomia – caminho para a liberdade.
§ Valorize
todas as iniciativas que revelam curiosidade intelectual, criatividade,
originalidade, crítica.
§ Considere
o “erro” positivamente como estágios da construção do conhecimento.
§ Valorize
todas as manifestações do aluno na busca do conhecimento: o afetivo e o
cognitivo inseparáveis.
§ A
existência de um meio estimulante é fundamental para o desenvolvimento da
inteligência.
§ Leve
o aluno a comprovar as soluções encontradas.
§ Desafie
o aluno para que ele tente todas as possibilidades.
§ Trabalhe
atentamente ao lado dos alunos sem assumir a direção da atividade.
§ Estimule
as pesquisas e busque soluções de problemas em grupo.
ESCOLA
ESTADUAL “SINHÁ ANDRADE”
CURSO
TÉCNICO DE MAGISTÉRIO HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS
ATIVIDADES DE ESTÁGIO
|
||||
Professora:
|
||||
Estagiário:
|
||||
Telefone:
|
||||
Nome da Escola:
|
||||
Endereço:
|
||||
Telefone:
|
||||
Data
|
Carga
Horária
|
Atividades
|
Funcionário
de Apoio
|
|
Ex 11 de julho de 2012
|
7h
às 11h |
Rotina (rodinha, oração,
musica)
Contação de história,
brinquedoteca, massinha, linha em movimento etc,
|
Assinatura da Professora regente.
|
|
Obs.: a aluna
estagiária tem que fazer 300 horas de estágio dentro de sala e escolher
apenas um dia para atuar como docente.
|
||||
Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora.
Este documento pede-se apenas um plano de aula.
Plano de Aula
Tema: Trabalhando o próprio nome.
Eixos: Linguagem oral, leitura e escrita.
Conteúdo: Movimento.
Objetivos:
Promover momentos de vivência
lúdica e socialização.
Favorecer o aprendizado de regras.
Trabalhar o movimento e
a expressão corporal.
Procedimentos
Metodológicos
Entrada: Receber os alunos
Na rodinha: Oração Espontânea
Músicas:
“Bom dia coleguinha,
como vai?
A nossa amizade sempre
vai!
Faremos o possível para
sermos bons amigos
Bom dia coleguinha como
vai?”
“Era uma casa bem
fechada (bis)
Abra a janelinha e deixa
o sol entrar (bis)
Perto da casa tem uma
árvore (bis)
E os passarinhos pousam
nela assim (bis)
Perto da árvore tem uma
ponte (bis)
E debaixo dela corre o
rio assim (bis)
Perto da ponte está
trovejando (bis)
Fecha a janelinha que já
vai chover (bis)Xiii”
“Cabeça, ombro, joelho e
pé (2X)
Olhos, ouvidos, boca,
nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé (2X)”
Conversa Informal: Falar do dia de hoje e ontem,
perguntar o que eles fizeram, falar do tempo, revisar os combinados e preencher
o calendário.
Contação de história: Chapeuzinho Vermelho
Chapeuzinho era uma linda menina
que adorava passear no bosque. Ela ia sempre à casa de sua vovozinha para levar
doces. Um dia, chapeuzinho, a caminho da casa de sua vovozinha, encontrou um
lobo muito malvado que queria comer seus docinhos. Chapeuzinho se recusou a dar
os docinhos e fugiu. O lobo, muito malvado, foi até a casa da vovozinha, se
disfarçou e ficou à espera de chapeuzinho... Chapeuzinho é salva por um valente
caçador que salva também sua vovozinha, que fora engolida pelo lobo malvado!
Diálogo: Solicitar as crianças que recontem a história.
Recreio: Fazer a fila em ordem crescente e em forma de
trenzinho cantando:
“Eu já sei, eu já sei
fazer a fila, eu já sei, eu já sei, o meu lugar
Fico atrás, fico atrás
do coleguinha, esperando, esperando a fila andar.”
Momento calmaria: todos sentados e debruçados nas mesas
ouvindo a musica:
“Se esta rua, se esta
rua fosse minha,
Eu mandava eu mandava
ladrilhas, com pedrinhas e pedrinhas de brilhantes, só pro meu, só pro meu amor
passar.”
Atividade: Fazer a brincadeira do Labirinto: levar as crianças
para o pátio da escola, desenhar com giz o labirinto no chão. As crianças tiram
na sorte quem será o pegador, que começa o jogo no centro do círculo. Os demais
participantes escolhem posições em outros lugares do circuito. Só é permitido
andar e correr sobre as linhas. Ao encontrar um amigo, é preciso dar a volta e
escolher outro caminho. Quem for capturado também passa a seguir os amigos.
Vence o último a ser pego.
Linha em movimento
Saída/despedida.
Recursos: pátio, giz e pedrinhas.
Avaliação: Observar se as crianças praticam os movimentos
exigidos com mais qualidade, incluem novas expressões corporais em seu
repertório, aproveitam as oportunidades de socialização para avançar em
questões como colaboração e competição, e conseguem seguir regras.
Carimbo da Escola e
assinatura e carimbo com o MASP da diretora. E assinatura da Professora.
Obs.: Atividades extra classe: tem que ser no total de 600 horas realizadas fora de sala.
Obs.: Atividades extra classe: tem que ser no total de 600 horas realizadas fora de sala.
ESCOLA
ESTADUAL “SINHÁ ANDRADE”
CURSO
TÉCNICO DE MAGISTÉRIO HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
ESCOLA
ESTADUAL “SINHÁ ANDRADE”
CURSO
TÉCNICO DE MAGISTÉRIO HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS
ATIVIDADES DE ESTÁGIO
|
Professora:
|
Estagiário:
|
Telefone:
|
Nome da Escola:
|
Endereço:
|
Telefone:
|
Data
|
Carga
Horária
|
Atividades
|
Funcionário
de Apoio
|
Preencher com todas as atividades realizadas fora da sala de
aula.
|
|||
09 de julho de 2012
|
13h. às
15h.
|
Carta de Apresentação
|
Assinatura da Diretora.
|
10 de julho de 2012
|
7h. às
11h.
|
Observação e Apresentação da
Escola
|
Assinatura da Pedagoga ou
diretora.
|
12 de julho de 2012
|
7h. às
11h.
|
Observação e Análise do PPP –
Projeto Político Pedagógico.
|
Assinatura da Pedagoga ou
diretora.
|
14 de julho de 2012
|
2h. às
18h.
|
Projeto Festa Junina
|
Assinatura da Pedagoga ou
diretora.
|
Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora.
PLANO
DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO
|
Estagiária:
|
Curso:
Turno:
Ano/Semestre:
|
ATIVIDADES DE QUE PARTICIPARÁ:
|
Ex.:Projetos pedagógicos,
eventos, festas, visitas, observação em sala de aula, reuniões
|
pedagógicas, reuniões de
pais, participação em módulo de professores etc
|
CRONOGRAMA:
|
Ex.: Início do estágio
09/07/2012 e término do estágio 12/12/2012
|
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO ÀS
ATIVIDADES:
|
Ex.: Aplicar todo o
conhecimento teórico na prática cotidiana da Escola Infantil
|
adquirindo experiências e aumentar o
currículo.
|
LOCAL DAS ATIVIDADES:
|
Ex.: Sala de aula, pátio,
brinquedoteca, videoteca, parquinho, sala dos professores etc.
|
PROFISSÃO E CARGO DE
PROFISSIONAIS COM QUEM ESTAGIARÁ:
|
Ex.: Professora, Pedagoga,
Vice-diretora e Diretora.
|
_____________________, ________ de
________________ de ______.
Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora.
ROTEIRO
DE OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL
|
Estagiária:
|
Endereço da
Instituição:
|
Telefone:
email:
|
Duração da
Atividade:
Início:
Término:
|
§ Localização,
ambiente (estrutura física)
§ Cultura
(prática cotidiana)
|
§ Reflexão
sobre os determinantes sócio-públicos de sua prática
|
|
§ Organograma
|
§ Formação,
quantitativo
|
§ Tipos,
tecnologia
|
|
Ex. de Roteiro: Precisa ser individual e não cópia do PPP
RELATÓRIO
INDIVIDUAL
ESCOLA MUNICIPAL “PROFESSOR TEIXEIRA DA COSTA”
A Escola Municipal “Teixeira da
Costa” situada na rua A, s/n, bairro Tamanduá em Sete Lagoas – Minas Gerais
presta uma homenagem no renomado literato, professor Teixeira da Costa, que
faleceu em 29 de novembro de 1952. A Escola foi criada em 1971, pelo Prefeito
Municipal Sérgio Emílio Brant de Vasconcelos Costa. Conforme dispõe a portaria n°39
de 29/06/1974, o Departamento de Programas Culturais e Especiais do Estado de
Educação, fica autorizado o funcionamento da Educação Infantil. Em 1980 fica
autorizado o funcionamento do Ensino Fundamental e Médio.
Até dezembro de 2011, a missão da
Escola era que “seus alunos sejam capazes de construir sua própria identidade
contando com a participação e envolvimento de todos do âmbito escolar, além de
despertar e enfatizar as potencialidades de seus educandos em todos os
aspectos, favorecendo sua formação como sujeito fazedor de sua cultura e de sua
história para atender, transformar e atuar no mundo globalizado”. Tudo isso com
base no lema de Paulo Freire: “Uma relação pedagógica, fundamentada na
esperança, na fé, na humildade, no amor, na confiança e na criticidade”. Porém
havia o funcionamento apenas do Ensino Infantil – 1° e 2° Períodos – e Ensino
Fundamental – 1° ao 5° Anos. Assim, a Escola contava com sete salas de aula,
sendo três pequenas e quatro grandes. Atendia uma turma de 1° período (cerca de
21 alunos), uma turma multiseriado (1° e 2° Períodos no total de 20 alunos),
uma turma de 2° Período (21 alunos), duas turmas de 1° Ano (A18 e B23 alunos),
duas turmas de 2° Ano(A18 e B16 alunos), duas turmas de 3° Ano (A20, B16 e C22
alunos), duas turmas de 4° Ano (A21 alunos e B23 alunos) e duas turmas de 5°
Ano (A 33 e B39 alunos), perfazendo um total de 62 alunos do Ensino Infantil e
249 alunos do Ensino Fundamental.
O quadro de profissionais era
constituído de:
Matrícula
|
Nome do
Funcionário
Ensino
Infantil
|
Cargo
|
Magistério
|
||
21.284
|
Adriana Lucia Medeiros
|
Diretora I
|
22.996
|
Adriana Lucia Medeiros
|
Diretora I
|
20.250
|
Atiene Celes Ribeiro Ramos
|
Vice-Diretora (Manhã)
|
6.312
|
Maria Natalina de Oliveira Santos
|
Vice-Diretora (Tarde)
|
22.680
|
Emília Tinoco Bitencourt
|
Pedagoga (Tarde)
|
59.123
|
Maria das Graças Damasceno
|
Pedagoga (Manhã)
|
22.996
|
Adriana Ferreira da Silva
|
Professora
|
20.761
|
Adriana Moura Costa
|
Professora
|
51.966
|
Ana Maria de Oliveira
|
Professora
|
24.427
|
Andrea Luiza Ramos da Costa
|
Professora
|
54.065
|
Claudia Aparecida Barbosa Ramos
|
Professora
|
59.199
|
Fabiana Maria Ferreira
|
Professora Ed. Fisica
|
52.766
|
Flávia Cassimiro Guedes Moreira
|
Professora
|
24.898
|
Gloria Maria Saturnino Chaves
|
Professora
|
58.126
|
Graziele Salgado Peixoto
|
Professora
|
20.873
|
Ibene Maria de Souza Castanheiros
|
Professora
|
4.261
|
Ivone Beatriz Barbosa
|
Professora
|
52.020
|
Izabel Cristina Pedro Silva
|
Professora
|
21.351
|
Jane Mary Saturnino Rocha
|
Professora
|
58.454
|
Janete Marques
|
Professora
|
57.426
|
Lourdes Andrea Brito Ribeiro
|
Professora
|
58.790
|
Lucimara Aparecida Linhares
|
Professora
|
58.814
|
Priscila de Oliveira Paula
|
Professora
|
24.814
|
Wilsilane de Cassia Faria Silva
|
Professora
|
Administrativo
|
||
23.738
|
Alessandra de Fatima dos Reis
|
Assistente de Biblioteca
|
23.301
|
Helena do Rosário R Ribeiro Lessa
|
Assistente de Biblioteca
|
59.120
|
Symone Julieta Silva de Oliveira
|
Assistente de Biblioteca
|
23.604
|
Ana Maria Oliveira Corrêa Rocha
|
Auxiliar de Secretaria
|
23.445
|
Elza Cristina Soares Rodrigues
|
Auxiliar de Secretaria
|
22.859
|
Eugênia Abreu Machado
|
Auxiliar de Secretaria
|
59.435
|
Juliana Martins Fonseca
|
Auxiliar de Secretaria
|
21.235
|
Arnaldo Silvio Duarte
|
Assistente de Turno
|
20.570
|
Jane Ribeiro de Carvalho Alves
|
PI
|
59.464
|
Angela Maria Coelho de Lima
|
Servente
|
4.127
|
Elide Martins Fonseca
|
Servente
|
53.317
|
Joana DArc Alves de Deus
|
Servente
|
20.828
|
Maria Auxiliadora da Silva
|
Servente
|
20.700
|
Maria Helena de Almeida Pontelo
|
Servente
|
58.916
|
Maria José Batista
|
Servente
|
Maria Odete Oliveira Dornelas
|
Servente
|
|
23.635
|
Maria Raimunda Lourenço Fonseca
|
Servente
|
23.290
|
Olvina da Conceição Moura
|
Servente
|
24.329
|
Solange de Oliveira Souza
|
Servente
|
53.686
|
Sonia Geralda do Prado
|
Servente
|
58.871
|
Antonio Celso de Oliveira
|
Vigia Noturno
|
57.408
|
Edemir Francisco Ferreira
|
Vigia Diurno
|
22.453
|
Israel Fernandes da Silva
|
Vigia Noturno
|
22.399
|
Wanderley Barreto de Oliveira
|
Vigia Noturno
|
59.198
|
Soraya Pereira dos Santos teixeira
|
Aux. De Serviços Gerais
|
As salas eram muito pequenas para
suportar tantos alunos, faltavam-se mesas e cadeiras, sendo que muitas dessas
eram inadequadas para os alunos do Ensino Infantil. Não tem rampa para adequar
a pessoas cadeirantes. Não havia como fazer rodinhas em sala de aula por causa
da lotação de alunos. A sala de multiseriado era dividida com a biblioteca.
Havia muitas goteiras nas salas, assim em épocas de chuva os alunos do Ensino
Infantil assistiam às aulas na varanda da Escola, sob condições de muito vento
e frio. Não existia o minhocão, o parquinho, a bolinha de piscina, a Linha de
Movimento, a brinquedoteca e nem a videoteca. Havia poucos brinquedos
pedagógicos para as crianças. No recreio, contava apenas com duas monitoras,
pois as professoras não participavam e as crianças apenas corriam para todos os
lados sem estarem às suas disposições brinquedos, como cordas para pularem ou
até mesmo um desenho no chão como, por exemplo, uma simples “Amarelinha”. Em
dias de filme, tinha que carregar a televisão, enorme e pesada, para a sala de
aula.
Em 2012, com o início das reformas
nas Escolas Infantis, o cenário da Escola Municipal “Teixeira da Costa” está
sofrendo uma transformação muito grande e consequentemente para melhor, pois o
perfil da clientela é outro já que a Escola apenas atua como Educação Infantil.
A Escola Municipal “Teixeira da
Costa” atende, no matutino, duas turmas de 1° Período e três turmas de 2°
Período. No vespertino, atende quatro turmas de Maternal III.
A Escola conta com 5 salas de
aula, sendo 2 pequenas (cerca de 20 alunos) e 3 grandes (cerca de 25 alunos).
Uma sala para guardar carteiras e cadeiras, que são em números suficientes para
os alunos, porém na troca dos turnos (matutino e vespertino) são também
trocadas as carteiras e cadeiras para atender as necessidades de uso das
crianças do Maternal III. Uma sala para a Diretora, vice-diretora e pedagoga.
Ainda não tem a sala dos professores. Uma secretaria com um sanitário para
todos os funcionários. Dois banheiros (M/F) com dois sanitários e duas pias
(cada) para os alunos. Uma cozinha com refeitório. Uma brinquedoteca grande,
porém parte desse espaço é usado para a videoteca e biblioteca. Possui também
um pátio pequeno sem área verde com um pequeno parquinho para as crianças onde
possui um escorregador e dois balanços. A brinquedoteca e o pátio são programados
durante a semana para que todas as turmas possam usar organizadamente. Na
Diretoria são realizados os Xerox e mimeógrafos que, inclusive, são restritos
aos professores, pois o xerox é cobrado a R$0,07 e a matriz e as folhas são por
responsabilidade dos mesmos.
Atualmente, o organograma da
escola é constituído de:
Matrícula
|
Nome do
Funcionário
Ensino
Infantil
|
Cargo
|
Magistério
|
||
21.284
|
Adriana Lucia Medeiros
|
Diretora I
|
22.996
|
Adriana Lucia Medeiros
|
Diretora I
|
20.250
|
Atiene Celes Ribeiro Ramos
|
Vice-Diretora (Manhã)
|
6.312
|
Maria Natalina de Oliveira Santos
|
Vice-Diretora (Tarde)
|
59.123
|
Maria das Graças Damasceno
|
Pedagoga (Manhã)
|
52.766
|
Eva Clarice Mendes da Silva Araújo
|
Pedagoga (Tarde)
|
22.996
|
Adriana Ferreira da Silva
|
Professora
|
51.966
|
Ana Maria de Oliveira
|
Professora
|
24.427
|
Andrea Luiza Ramos da Costa
|
Professora
|
54.065
|
Claudia Aparecida Barbosa Ramos
|
Professora
|
52.766
|
Flávia Cassimiro Guedes Moreira
|
Professora
|
58.126
|
Graziele Salgado Peixoto
|
Professora
|
4.261
|
Ivone Beatriz Barbosa
|
Professor (desvio de função)
|
52.020
|
Izabel Cristina Pedro Silva
|
Professora
|
58.454
|
Janete Marques
|
Professora
|
57.426
|
Lourdes Andrea Brito Ribeiro
|
Professora
|
58.790
|
Lucimara Aparecida Linhares
|
Professora
|
Administrativo
|
||
23.604
|
Ana Maria Oliveira Corrêa Rocha
|
Auxiliar de Secretaria
|
22.859
|
Eugênia Abreu Machado
|
Auxiliar de Secretaria
|
21.235
|
Arnaldo Silvio Duarte
|
Assistente de Turno
|
20.570
|
Jane Ribeiro de Carvalho Alves
|
PI
|
59.464
|
Angela Maria Coelho de Lima
|
Servente
|
4.127
|
Elide Martins Fonseca
|
Servente
|
53.317
|
Joana DArc Alves de Deus
|
Servente
|
20.828
|
Maria Auxiliadora da Silva
|
Servente
|
20.700
|
Maria Helena de Almeida Pontelo
|
Servente
|
58.916
|
Maria José Batista
|
Servente
|
Maria Odete Oliveira Dornelas
|
Servente
|
|
23.635
|
Maria Raimunda Lourenço Fonseca
|
Servente
|
23.290
|
Olvina da Conceição Moura
|
Servente
|
24.329
|
Solange de Oliveira Souza
|
Servente
|
58.871
|
Antonio Celso de Oliveira
|
Vigia Noturno
|
57.408
|
Edemir Francisco Ferreira
|
Vigia Noturno
|
22.453
|
Israel Fernandes da Silva
|
Vigia Noturno
|
22.399
|
Wanderley Barreto de Oliveira
|
Vigia Noturno
|
O perfil cultural acompanha o
sócio-econômico, sendo os familiares profissionais dos alunos de diversos
setores do mercado de trabalho: siderúrgicas, indústrias, comércio, casas de
famílias, oficinas, mercenárias, prefeitura municipal, autônomos entre outros.
Fica-se o lazer mais voltado para brincadeiras de rua, programas de televisão,
visitam a parentes, pequenas viagens para pescaria ou outros eventos. A Escola
tenta atender o aspecto cultural com filmes, teatros, palestras, passeios
pedagógicos etc.
Pretende-se para a Escola
instalações mais amplas e funcionais para atender as expectativas da comunidade
com a clientela atual: construções de espaços específicos para funcionamento da
Secretaria e sala de professores, duchas e azulejos, colchonetes para o
Maternal II, aparelho de DVD, brinquedos de encaixe, montagem de uma pequena
área verde e de uma piscina para recreação da Educação Infantil.
A Escola procura trilhar seu
caminho com as dificuldades existentes em relação ao espaço físico. Todos se
esforçam para trabalhar de melhor maneira possível e grande parte dos
funcionários buscam aperfeiçoamento em cursos com habilitação superior, e
inclusive, pós-graduação, assinaturas de revistas, cursos extracurriculares
etc.
As turmas são heterogêneas. Cada
professor faz o seu planejamento diário e/ou semanal, tentando colocar idéias e
discussões elaboradas no planejamento mensal feito juntamente com as pedagogas,
aproveitando esse momento também para tirar dúvidas sobre como trabalhar determinados
assuntos ou métodos na Educação Infantil. Procura-se trabalhar as mesmas
atividades de uma turma para outra do mesmo período, assim, por exemplo, se um
pai consultar ou comparar o caderno de seu filho da turma da tia Izabel do 1°
Período com outro aluno da turma da Tia Flávia, também de 1° Período, verá os
mesmos procedimentos.
Existe uma dificuldade quanto ao
cumprimento das normas de horários dos alunos, principalmente na entrada. Esta
dificuldade é ocasionada pelas vias de difícil acesso, principalmente nos
períodos chuvosos. È observado também um número muito grande de alunos faltosos
e que vem de ônibus. Se o ônibus não “passar”, poucos alunos ficam presentes em
sala de aula.
São utilizados vários materiais
para realizar as tarefas e atividades cotidianas para melhor aproveitamento dos
conteúdos programáticos, tais como: TV, DVD, jogos pedagógicos, som, linha de
movimento, brinquedos, minhocão, piscina de bolinha, livros, jornais e
revistas. Há um cronograma que auxilia no desempenho das atividades para melhor
organização das turmas.
Os alunos são conduzidos em filas
e possuem ajuda permanente do corpo administrativo nas dependências da Escola
durante o horário de aula e banheiro.
Sempre que possível as pedagogas
trazem parceiros para promoção de cursos pedagógicos, palestras, contação de
histórias, teatros e outros.
A equipe pedagógica se reúne uma
vez por mês sob a orientação do pedagogo, seguindo o cronograma dos tempos
pedagógicos. O trabalho de grupo é feito com respeito mútuo, flexibilidade e
aceitação de idéias por parte de toda a equipe.
A verba recebida para a Caixa
Escolar “Professor Teixeira da Costa” é proveniente do Governo Federal, de
realizações de eventos para arrecadações, de doações de algumas empresas
privadas e alguns políticos e utilizada após aprovação do Colegiado. A Escola
adquire ainda recursos através de promoções e contribuições espontâneas dos
alunos. O controle do patrimônio da Escola é feito anualmente conforme
solicitação da Secretaria Municipal de educação. O giro de dinheiro na Escola
acontece com pequenos valores e presta-se conta da entrada e saída do mesmo,
através de notas fiscais e/ou recibos. A Escola só tem avaliação interna e há
participação de todos os funcionários opinando sobre o que deu certo e o que não
deu certo no seu funcionamento.
O material e equipamentos
didáticos encontram-se em bom estado de conservação e atualizados. Atualmente
precisam-se de outros jogos pedagógicos, principalmente blocos lógicos, uma
piscina de bolinha nova e mais brinquedos diversificados para o “parquinho”.
O cardápio é elaborado pelas
cantineiras e passa pela aprovação da direção, observando-se os ingredientes
que se encontram disponíveis na dispensa. A manipulação de alimentos, higiene e
cuidado na confecção da merenda são feitos com muito critério.
A Escola conta com profissionais
sendo: uma diretora, uma vice-diretora, duas pedagogas, nove professoras
atuantes, quatro monitoras, uma auxiliar de secretaria, quatro assistentes de
turno e seis auxiliares de serviços gerais. A equipe deste ano está mais unida
e com força de vontade para aprender, crescer e melhorar cada vez mais.
Todos os professores seguem como
norte, a Matriz Curricular de educação Infantil para desenvolver seus trabalhos
com as crianças. Para incentivar a criança a disciplina e respeito dentro da
sala de aula, usam como castigo, dinâmicas e incentivos, como por exemplo, para
os alunos do 2° Período são utilizadas estrelas vermelhas para alunos que não
comportaram bem e estrelas douradas para aqueles que tiveram um bom
comportamento, assim quem possuir todas as estrelas douradas de todas as
sextas-feiras do mês, será premiado com objetos concretos e não comestíveis.
Para os alunos do 1° Período e Maternal III são utilizados cartazes figurativos
de Pode e Não Pode fazer na escola e em casa, eliminando assim a “Cadeirinha do
Pensamento”.
Contudo, mesmo faltando muita
coisa a ser realizada, houve uma mudança muito grande de 2011 para 2012 na
Escola Municipal “Teixeira da Costa” que atende apenas o Ensino Infantil. Pelo
que percebi, o empenho de todos os funcionários e principalmente da Diretora em
querer melhorar, crescer e aprender dentro desse novo contexto, que é o mundo
excepcionalmente evolutivo da criança de 03 a 05 e/ou 06 anos de idade, buscam
a importância de trabalhar, de conhecer, de atuar e amar essa nova realidade da
Escola.
No dia 23 de março de 2012 foi
realizada uma reunião com todos os funcionários solicitando-lhes a opinião para
a construção da Visão e Missão da Escola, sugerindo que escrevessem com o
coração sobre o que eles e a Escola esperam alcançar nos alunos do Bairro
Tamanduá e o que o Tamanduá esperaria da Escola. Inclusive, eu participei desse
momento tão importante e pude sugerir idéias. O que percebi naquele momento foi
a simplicidade e clareza nos documentos da Escola ao qual estará aberto à
comunidade, na expectativa e motivação de melhora exposto aos pais, na
capacidade de aprender e viver sob muito amor e incentivo exposto aos alunos e
num ambiente acolhedor e agradável expostos aos colegas de trabalho. Vale
ressaltar que fui muito bem recebida na Escola Municipal “Teixeira da Costa”
constantemente recebo elogios, sugestões e cada vez aprendo mais com as
professoras e as pedagogas.
Portanto, realizar o estágio
supervisionado foi de extrema importância por nos dar a oportunidade de estar,
efetivamente, frente à sala de aula. O estágio nos dá a oportunidade de testar
na prática, o aprendizado teórico que tivemos ao longo do curso. É hora de por
em teste os conhecimentos adquiridos e refletir sobre o quê e como devemos
melhorar. Assim, nosso objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento.
Pensando criticamente, este estágio supervisionado tem uma carga
horária desnecessariamente alta e obrigatória, já que o curso oferece somente
habilitação técnica e não superior o que torna o estágio longo, cansativo e na
maioria das vezes não remunerado. Mas por todo esse transtorno e trabalho pude
perceber que a arte de educar certamente é a mais nobre de todas, e é
necessário ter o dom, o amor pela profissão acima de qualquer gratificação, de
qualquer salário, é necessário ter uma visão holística, atenuada e criativa. E
é assim que educamos: com amor, ternura, paciência, carisma, e principalmente
com o apoio da escola, dos pais e da comunidade.
A professora que responde:
ENTREVISTA
COM O DOCENTE DA INSTITUIÇÃO
|
Professor
entrevistado:
|
Tempo que exerce o
Magistério:
|
Dados sobre sua
formação:
|
Data:
|
1. Qual a importância do
planejamento para o desenvolvimento das atividades docentes?
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2. Como é elaborado o Plano de Aula?
Quais as etapas e os aspectos considerados?
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3. Qual a importância da metodologia
para o desenvolvimento das atividades?
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4. Quais os aspectos considerados no
processo avaliativo de trabalho desenvolvido?
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5. Quais as estratégias usadas junto
aos alunos que apresentam dificuldades de adaptação?
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6. Quais os maiores desafios e/ou
dificuldades na realização do seu trabalho?
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7. Como você se atualiza para o
exercício do magistério?
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8. Faça uma avaliação do seu
trabalho como professor.
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Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora.
E assinatura da Professora.
FICHA
DE OBSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO DE AULA
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Escola:
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Estagiária:
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Professor avaliador:
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ASPECTOS
A CONSIDERAR
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SIM
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NÃO
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§ Demonstra
domínio do assunto da aula?
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§ Seleciona
técnicas de acordo com os objetivos e o conteúdo do programa?
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§ Maneja
com habilidade as técnicas de ensino?
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§ Proporciona
a participação ativa dos alunos, estimulando o desenvolvimento do pensamento
e atitudes?
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||
§ Comunica-se
com precisão e clareza?
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||
§ Demonstra
naturalidade e confiança?
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§ Esclarece
o aluno no momento em que ele apresenta dúvida?
|
||
§ Utiliza
recursos didáticos adequadamente?
|
_____Assinatura da Professora ___ __Assinatura da Pedagoga_________
(Professor Avaliador) (Professor Orientador)
Carimbo da Escola e assinatura e carimbo com o MASP da diretora.